O Pingback nada mais é do que uma notificação enviada sempre que um post de seu blog é taggeado ou mencionado. Imagine uma tag ou menção no Instagram e Facebook, você sempre é notificado.


O WordPress define o Pingback como um tipo de comando especial que é criado ao linkar a um outro post de blog, desde que o outro blog habilite a ferramenta. Ainda parece meio confuso, não acha? Vamos dar uma olhada em como funciona para entendermos melhor o que é Pingback na prática.


O Que é Pingback na Prática?


O Pingback WordPress é uma notificação automática. Abaixo vamos ilustrar dois blogs para explicar como realmente funciona – supondo que ambos os blogs possuam a ferramenta habilitada.


  1. Blog A escreve um post e linka ao blog B.
  2. A publica o post.
  3. O WordPress então envia um Pingback para o blog B.
  4. O Pingback então aparecerá na seção de comentários do post.


É como se você dissesse: “Olá, eu acabei de linkar esta página no meu post”. É basicamente isso!


Esteja ciente que o Pingback é uma ferramenta nativa do WordPress. Se você deseja executar a mesma operação com outra plataforma, como o Blogger, você precisa usar o Trackback. Porém, diferentemente do Pingback, o Trackback não funciona automaticamente.


Configurar Pingback n o WordPress


Você não precisa de nenhuma habilidade técnica para usar o Pingback. Inclusive é provável que você já tenha enviado diversos Pingbacks para outros blogs sem saber. Isso pode acontecer se o seu blog e o blog linkado possuem a ferramenta habilitada.


O WordPress vai enviar uma única solicitação de aprovação quando outro blog desejar enviar um Pingback. Para gerenciar isso desça a tela de Configurações de discussão e procure por Moderação de comentários. Você pode aprovar ou negar qualquer Pingback. Após aprovado, o blog não precisa mais de sua aprovação para enviar mais Pingbacks. Tudo fica automatizado.